Como já ficou claro para quem viu o item Cordada, a segurança de baixo é para o guia, portanto sujeita a receber grandes impactos. O sistema deve estar baseado numa parada dupla equalizada (ver Equalização de Ancoragens) e não se aconselha usar freios de rappel, e sim aparelhos de segurança ou o nó UIAA.
Antes que o guia comece a escalar, o segundo deverá estar com seu auto-seguro (ver) clipado à ancoragem e com o sistema pronto. Quanto ao mosquetão com o nó UIAA ou o aparelho de segurança, poderá ser clipado na cadeirinha ou na ancoragem, dependendo da conformação da parada, embora alguns escaladores só admitam a primeira opção, alegando que na cadeirinha a segurança absorve melhor o impacto graças ao movimento do segurador.
É óbvio que em caso de queda o segurador será puxado pela cadeirinha se o freio estiver nela clipado, então deve-se imaginar a qual posição ele será forçado entre o puxão da queda e sua auto-ancoragem, de nada adiantará uma queda bem amortecida com um segurador desmaiado com a cara chapada contra a pedra...
O segurador deve ficar bem atento não só para travar uma eventual queda, como também para não deixar faltar corda, o que atrapalharia a progressão do escalador.
© Stefan Semenoff
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