sábado, 18 de outubro de 2014

Friends mais Amigos


Os friends, ou SLCDs (Spring Loaded Camming Devices), revolucionaram a história do montanhismo com a possibilidade de proteção com equipamento móvel em lugares antes considerados impossíveis, como fendas paralelas. Essas maravilhosas engenhocas autoexpansoras deram origem à chamada "escalada limpa" - a conquista e repetição de vias com a menor alteração possível da rocha. Isso significa menos marreta e mais cuca. Passaram-se décadas e os SLCDs diversificaram-se em inúmeros aspectos - há modelos feitos de metal mais duro, mais macio, de um eixo, de dois eixos, de corpo rígido, de corpo flexível, de um cabo, de dois cabos... Contudo, classificação mais importante sempre recaiu sobre a quantidade de cunhas de que eles dispõem para atritar com a rocha. Até os últimos anos, o universo dos SLCDs esteve dividido entre os 4cam (SLCDs de 4 cunhas) e os 3cam (SLCDs com 3 cunhas). 
Os primeiros têm uma maior área de contato com a rocha que lhes proporciona mais firmeza, mais estabilidade e menos propensão para deslizar para dentro da fenda. Porém são equipamentos mais largos e não servem para a proteção de fendas rasas. Os 3cam, ao contrário, encaixam melhor em fendas mais rasas, mas são menos estáveis e têm a péssima tendência de mudar de posição com o movimento da corda, obrigando a utilização de longas fitas. No ano passado o mundo dos SLCDs mudou com a chegada ao mercado do EUA de equipamentos com a revolucionária tecnologia 2cam (figura 1), que proporciona ao escalador mais opções para proteção sem o sacrifício de segurança ou resistência. Os 2cam possuem perfil mais estreito do que qualquer outro SLCD graças ao design de cunhas diretamente opostas (figura 2). Ao contrário dos equipamentos tradicionais, que não são confiáveis com apenas duas cunhas inseridas em uma fenda, os 2cam conseguem manter estabilidade em fendas rasas e até mesmo em marcas de pitons. Essa nova tecnologia é produto do projeto de estudantes da CU-Boulder. Seth Murray, estudante de engenharia mecânica, teve a idéia do 2cam durante seus anos de experiência em escalada em rocha. 
A ele se juntaram os estudantes Greg Wolos, Tucker Southern e Shane Stamm, e, sob a supervisão do Professor Larry Carlson, desenvolveram o primeiro protótipo do 2cam. Baseados nos resultados da testagem do produto, desenvolveram a seguir mais três protótipos. A tecnologia 2cam também está sendo empregada em 4cam, garantindo-lhes grande estabilidade, maior versatilidade e segurança. Esses SLCDs já estão sendo comercializados por empresas como a Splitter Gear. 
Frederico Yasuo Noritomi

Nenhum comentário:

Postar um comentário