Todos os que escalam certamente conhecem o GriGri da Petzl, o que não é nada comum, mesmo fora do Brasil, é conhecerem o excelente Cinch da Trango. Depois de tanto ouvir falar nele e ver reviews favoráveis sobre o mesmo, decidi comprar um para conhecê-lo melhor, e qual não foi a minha surpresa ao verificar que em diversos aspectos ele é bem superior ao grigri.
X
Vamos aos fatos :
- é bem menor do que o grigri, quase a metade do tamanho.
- Tem quase a metade do peso do grigri.
- cabe facilmente na palma da mão.
- tem apenas duas partes que se movimentam, ou seja, as partes móveis passíveis de apresentarem problemas são potencialmente menores
- trabalha com um número maior de cordas (diâmetros) do que o grigri (de 9.2 a 10.5mm). Na prática ele tem travado com sucesso cordas de 8mm.
- Não trava tão facilmente quanto o grigri, ou seja, ao dar segurança para o guia, a corda desliza mais facilmente pelo Cinch do que pelo grigri (excelente quando o guia está fazendo movimentos dinâmicos ou no cruz e necessita rapidamente de corda... o grigri insiste em atrapalhar nessas situações)
- A corda é muito mais facilmente clipada ao Cinch do que no grigri
- Sob tensão (rapel ou hangdog/baldinho, por exemplo) o controle sobre a tensão exercida com o Cinch é superior ao controle do grigri
- é cerca de US$ 25,00 mais barato do que o grigri. (nos Eua eu paguei US$ 49,00)
Clique nas fotos para ver ampliado e em alta resolução.
http://www.marski.org/artigos/121-artigos-tecnicos/5-grigri-x-cinch
Nenhum comentário:
Postar um comentário