domingo, 5 de outubro de 2014

Diferenciais na escolha de uma cargueira

Ao escolher uma mochila cargueira diversos fatores passam pela cabeça do comprador, os primeiros são sempre o preço, tamanho e para algumas pessoas tecnologias ou marca. Mas existem outros pontos além desses: fitas de compressão, abertura frontal, capa de chuva, costado, regulagem de altura das alças, barrigueira, etc. Cada ponto faz diferença, seja para o seu conforto ou capacidade de transportar equipamentos e objetos de camping entre outras coisas.
Não vou entrar na questão de tecidos, já que o foco deste post é ajudar alguém que não tem experiência na hora de escolher uma boa mochila cargueira para alguma viagem ou para começar nessa vida de trekkings, acampamentos e mochilões. Sendo assim vamos comentar cada ponto da estrutura da mochila que é importante e/ou que faz diferença para quem vai carrega-la.

1. Principais características de uma boa mochila cargueira

Deuter aircontactpro - Dicas para escolher uma boa cargueira
Características de uma boa mochila cargueira
Vamos esquecer o preço, uma vez que você sabe quais são as características principais será possível determinar quais são importantes para o seu caso e assim escolher a mochila com a melhor relação custo-benefício para o seu bolso e costas.
Basicamente os seguintes itens devem ter um instante de atenção sua no momento da compra:

A barrigueira

É aqui que o peso principal da mochila será aliviado, sobre seu quadril, sendo assim escolher uma mochila com a barrigueira fina demais, curta ou mesmo longa demais ou com um ajuste ruim pode arruinar a sua viagem ou trilha. Ao vestir a mochila na loja, principalmente se você for magro(a), peça ao vendedor para enche-la com alguma coisa – sacos de dormir são ótimos pra isso – assim você poderá testar o ajuste da barrigueira e saber se ela fecha bem ou se machuca quando a mochila tem alguma carga. Eu tenho uma mochila antiga (bem antiga) que a barrigueira não ajusta muito bem na minha cintura, isso sempre me causou problemas. Além do ajuste frontal da barrigueira uma boa mochila tem também um ajuste entre a barrigueira e a mochila em si, esse ajuste também deve ser verificado na compra e é importante para uma boa dispersão do peso.

Divisão para saco de dormir e abertura frontal

A divisão para o saco de dormir existe na maioria das mochilas cargueiras, contudo em algumas mochilas que chamamos de “alpinas” essa abertura não existe. Eu usei durante muito tempo uma cargueira em estilo alpino, sem a abertura para sacos de dormir. Como essa mochila tinha uma abertura frontal grande ela não fazia tanta falta, porém se a sua mochila não tiver uma boa abertura frontal e não tiver abertura para o saco de dormir vai ser muito ruim para remover os itens que estão mais no fundo. Atualmente a minha cargueira principal tem as duas aberturas.
A abertura frontal é na minha visão uma obrigatoriedade em qualquer boa cargueira atual, é muito bom poder pegar algum objeto durante uma viagem ou trilha sem ter que abrir a mochila por cima. Esse é um item que na minha opinião merece destaque como diferencial na compra de uma cargueira. Se eu tiver que escolher entre duas mochilas, uma mais cara com abertura frontal e uma mais barata sem abertura eu fico com a mais cara, sem pensar muito.
Na parte de dentro de algumas mochilas a divisão do saco de dormir tem um ziper que permite separar o interior da mochila em duas partes, uma acima da divisão do saco de dormir e a outra sendo a própria área do saco de dormir, coisa muito útil em algumas situações.
Vantagens da abertura frontal na mochila cargueira

Fitas de compressão laterais

Essas fitas laterais tem duas funções, comprimir o conteúdo da mochila e prender alguma coisa que vai do lado de fora da mochila, como o isolante térmico ou mesmo uma corda.

Bolsos laterais e porta garrafas

Os porta garrafas não são algo que eu considero fundamental, acho que os bolsos laterais quando bem espaçosos são muito mais interessantes que os porta garrafas, principalmente por que é possível carregar em um desses bolsos uma bolsa de água, um camelback, e assim dispensar o uso das garrafas e ainda facilitar a ingestão de água durante o percurso.

Regulagem da altura das alças

As cargueiras são mochilas que transportam muito peso por isso mesmo o ajuste de altura das alças é um item fundamental para que o peso na mochila não prejudique a coluna do usuário. Uma boa mochila deve ter algum ajuste para permitir que a altura dela se adapte ao corpo do usuário, uma mochila com alças fixas pode se transformar em um problema e um grande desconforto durante uma caminhada maior.

Alças e costado acolchoados

Por mais que o peso esteja bem distribuído e a barrigueira bem ajustada ainda assim você vai querer ter um bom costado e alças bem acolchoadas. Dois outros fatores são importantes nestes itens, o costado além de bem acolchoado deve ser bem desenhado e com uma confecção que permita as costas do usuário respirar sem maiores problemas. O material usado tanto no acolchoamento das costas quanto das alças deve ser macio para evitar que alguma blusa mais frágil seja danificada pelo atrito entre a alça/costado e a roupa – o que acontece com muitas blusas de dry-fit.

Barras de estabilização nas costas

Esse item nem sempre é notado quando olhamos ou mesmo pegamos rapidamente a mochila, mas essas barras de metal – que podem ser acessíveis ou não – são fundamentais para o conforto de quem vai transportar muita carga. As barras mantém a mochila reta e assim evitam que os usuários dobrem de forma incorreta as costas, sobrecarregando a coluna. Essas barras são importantes em qualquer mochila acima dos 40-50l, mochilas sem elas costumam ser muito desconfortáveis.

Fita de peito ou fita peitoral

A função desta fita é estabilizar ainda mais a mochila nas costas do usuário, ela é importante quando a mochila está carregada e a pessoa está em terreno acidentado, Essa fita deve deslizar pela alça permitindo ajustar a altura dela para que fique mais acima ou abaixo do tórax, esse ponto da regulagem é uma coisa que deve ser levada em conta principalmente pelas mulheres, a fita peitoral no caso de uma mochila usada por uma mulher tem que obrigatoriamente ser ajustável já que não deve ficar por cima dos seios pressionando eles.

Capa de chuva

capa de chuva para mochila cargueira Pode até ser que isso já venha na sua mochila. Mas mesmo que você opte por uma cargueira sem esse acessório reserve algum dinheiro para comprar uma capa de chuva que caiba nela. A capa de chuva além do uso óbvio serve para proteger a sua mochila nos bagageiros de trens, ônibus, jipes, etc… Uma mochila sem capa de chuva irá se tornar um grande problema se você for pego de surpresa por uma tempestade durante uma trilha mais longa.
Caso a sua mochila venha com capa de chuva observe se ela pode ser separada da mochila isso será uma boa opção quando você tiver que trocar a capa de chuva ou mesmo lavar a cargueira.
Se a diferença de preço entre as mochilas que você escolheu for muito grande as as características forem as mesmas opte por aquela que vem sem capa de chuva e compre uma capa a parte depois. Existem boas capas no mercado por preços baixos.

2. Itens secundários na escolha da cargueira

Porta piolet ou bastão de caminhada

Este item não é de fundamental importância para quem não faz uso de bastões de caminhada ou piolets (aquelas piquetas usadas em escalada na neve/gelo). O uso de piolets pode ser incomum para muita gente, mas os bastões de caminhada são usados por muitos trekkers e acondicioná-los dentro da mochila pode fazer com que eles furem alguma coisa caso não estejam com as pontas protegidas… Portanto pense se este item é ou não importante para você. para quem vai pra alta montanha o porta piolet é um item importante para facilitar o transporte deste equipamento.

Alça de transporte

Não é um item tão importante mas está em todas as mochilas em geral, vai fazer falta na hora de fazer alguns movimentos durante o transporte da mochila, mas nada que vá lhe prejudicar caso a sua mochila não tenha.

Bolso na barrigueira

Esse também não é um item obrigatório, mas lhe ajudará muito naquelas situações onde você precisa pegar a carteira ou algo do gênero e então descobre que nem sempre é fácil tirar o que você quer do bolso quando a sua mochila está nas costas… Eu geralmente coloco alguns trocados nesse bolso ou quando estou caminhando deixo a bússola, altímetro ou alguma besteira para comer.

3. Outros itens

Algumas outras coisas merecem ser comentadas:
Bolsos, em geral quanto mais melhor. Na maioria das cargueiras bem feitas você encontrará dois bolsos na tampa da mochila, no alto. Um interno e outro acessível por fora, que fica voltado para parte de trás da cabeça do usuário, dentro deste bolso muitas mochilas trazem um bolso telado menor para servir como porta objetos – pilhas, chaves, alguma outra miudeza…
Dentro da mochila – pelo menos em muitas delas – existe um bolso grande e bem largo, esse bolso tem a função de carregar itens que estejam úmidos, como toalhas por exemplo. Eu gosto de usá-lo para carregar a lona que eventualmente coloco embaixo da minha barraca.
Algumas mochilas são forradas duplamente por dentro para aumentar a capacidade de resistência à água. Esse é um ponto positivo mas não obrigatório. Uma boa capa de chuva ajuda nesta questão.

4. Conclusão

Existem muitas outras tecnologias que são usadas nas mochilas, tecnologias de tecidos, estabilização, ventilação, acessos… Enfim, muitos outros pontos que não cabe falar aqui neste post. Os itens mencionados acima mostram os principais pontos que você deve observar ao comprar a sua mochila cargueira, seja ela a sua primeira ou uma melhor para substituir a anterior.

Mario Nery

Publicado por Mario Nery ()

Trekker, montanhista e mochileiro, pratica esportes outdoor desde 1990. Apaixonado por equipamentos, fotografia, cerveja e tecnologia. Formado em TI, atualmente trabalha na área mídias sociais/marketing digital. Siga o Trekking Brasil no Twitter: @trekking
http://www.trekkingbrasil.com/diferenciais-na-escolha-de-uma-mochila-cargueira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário