sábado, 18 de outubro de 2014

Fiel


O fiel é fácil e rápido de fazer, sendo aplicado sempre que se precisa de um ponto rápido para fixar num mosquetão qualquer parte da corda distante das pontas, com a vantagem de poder ser movimentado com relativa facilidade, bastando para isso afrouxa-lo e mover a corda em torno do mosquetão. com um pouco de treino, pode-se faze-lo com apenas uma mão, diretamente mosquetão.
Mesmo que o nó seja solicitado durante o momento de ajuste (uma queda inesperada, por exemplo), o nó irá travar, correndo apenas o espaço correspondente à folga que tiver sido dada para fazer o ajuste. Por tudo isto, a principal aplicação do fiel é para ancorar o escalador à uma parada pela própria corda de segurança (ver Dando Segurança).
Devido a sua mobilidade, não é aconselhável usar o fiel próximo à ponta da corda, um oito ou uma azelha são mais indicados neste caso. Depois de fazer duas torções na corda, como ao lado, passa-se uma por trás da outra, conforme as setas, resultando em duas torções sobrepostas, por dentro das quais passará o mosquetão.
© Stefan Semenoff

Nenhum comentário:

Postar um comentário