O tecido respirável é um material bem fino e leve composto de pequenas camadas que permitem que vapor do suor gerado pelo corpo “transpire” pelo tecido, indo para fora. E ao mesmo tempo ele impede que a água externa – chuva por exemplo – entre pela roupa. Mas como isso é possível na prática?
Existem várias membranas impermeáveis respiráveis: Gore-tex, Novadry, Sympatex, Respiratex e outros “tex” da vida” Efetivamente todos trabalham baseados no mesmo princípio:
A mágica do tecido respirável está no tamanho das moléculas de vapor do suor e das moléculas de água. O tecido é composto por vários pequenos poros que são menores do que a molécula de água (assim eles impedem sua entrada), porém os poros são grandes para as moléculas de vapor, que conseguem atravessar sem problemas o tecido em direção ao exterior e gerar assim um efeito de regulação térmica para o corpo, como mostra a ilustração acima.
Existem aplicações de Gore-Tex e outras membranas em anoraks, luvas, calças, calçados…
Ah então eu posso comprar um anorak respirável e fazer uma travessia debaixo de sol que não vou suar loucamente?
Vai, e vai pingar por dentro do mesmo jeito, um pouco menos mas vai! Por quê? Por causa de duas situações, ambas ligadas a questões de clima.A umidade externa, chuva e até mesmo o suor que o tecido eliminou – se forem em grande quantidade – irão se acumular do lado de fora da membrana e bloquearão a saída do vapor de suor produzido pelo corpo, isso irá fazer com que a respirabilidade do tecido não funcione corretamente! Isso acontece por que esses tecidos foram criados para uso em locais de clima mais seco, com o ar mais seco e com temperaturas menores – bem diferente da situação que encontramos aqui no Brasil.
Outro fator para a imperfeição deste tipo de tecido por aqui é que se a pessoa fizer um esforço muito grande ou por muito tempo sob uma temperatura que a faça suar muito esse volume de suor pode ultrapassar o limite de evaporação do tecido e quando isso ocorre o suor passa a se condensar e se concentrar entre a roupa e a pele (ou a outra camada de roupa). Quando o suor fica em foma de líquido ele não consegue passar pelos micro poros do tecido respirável, como o vapor consegue, e inevitavelmente ele fica concentrado no lado de dentro da roupa…
Outro detalhe importante com relação aos tecidos impermeáveis-respiráveis – principalmente quando usados em casacos ou calças – é que eles são tecidos mais frágeis, menos robustos, do que muitos daqueles que usamos aqui no país em calças e anoraks. Isso é um problema quando pensamos na nossa vegetação, um material mais fino pode facilmente agarrar e ser danificado pela vegetação mais fechada de uma trilha. Esse é um ponto que demanda cuidado da parte de quem usa esse tipo de casaco por aqui!
Mas então onde eu vou usar bem um material com tecido impermeável e respirável?
As botas irão funcionar bem no Brasil em geral. Já os casacos e calças podem ser usados em ambiente de montanha, nos campings em locais frios e em caminhadas com temperaturas mais baixas e/ou debaixo de chuva. Mas cuidado com o uso deles em dias de temperatura mais alta um pouco, em locais com vegetação fechada ou em grandes deslocamentos onde o esforço produza muito suor.O ambiente ideal para este tipo de tecido funcionar corretamente é em um local seco e frio – montanhas no Andes, Patagônia, Alpes e por aí vai.
Bons ventos e boas trips! Hasta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário