sábado, 18 de outubro de 2014

Aparelhos de Rappel


Tecnicamente chamados de descensores, todos funcionam produzindo atrito com a corda, por isso também são chamados genericamente de freios. Alguns freios de rappel servem também para dar segurança, função que será comentada aqui. Aliás, recomendamos ler primeiro todos os outros itens de Rappel e Dando Segurança, para melhor compreensão do que segue:
O aparelho mais conhecido é o oito, porém existem vários outros no mercado. Apresentamos aqui alguns, com um resumo de suas características.
O oito é o mais barato e mais simples de usar, porém tem uma grande desvantagem: Torce demais a corda, obrigando a destorcê-la após algumas descidas. Alguns citam também o problema dele ficar solto na hora de passar e tirar a corda, correndo o risco de cair. Mas isso pode ser resolvido de duas maneiras:
Uma é usar a passada esportiva, onde se pode conectar e desconectar com o oito clipado a cadeirinha, mas note que a área de atrito diminui, portanto a descida fica mais rápida. Outra solução é clipar o olho maior do oito ao mosquetão da cadeirinha, no alto antes de passar a corda pelo oito e, embaixo, antes de retirar o oito da corda.
Para dar segurança, além do problema da torção da corda, o oito é um pouco solto demais, aconselhando-se o uso de luvas. Não use passada esportiva para dar segurança, freia muito pouco!
O ATC não torce a corda e nunca fica solto, pois pode-se passar e retirar a corda sem desclipar a alcinha do mosquetão. A única ressalva é o pouco atrito, justamente pela passada direta que evita torcer a corda. Portanto fique alerta na descida e, para dar segurança, atenção redobrada e luvas, mesmo usando modelos em que se pode optar por um atrito maior usando um lado com borda dentada, como mostra a figura abaixo.
O stop é o único freio em que o controle, ao invés de ser na corda, é exercido no próprio aparelho. Um sistema de passagens por polias permite soltar o freio acionando uma alavanca. Isso indica o stop para uso em grandes descidas e em espeleologia, por dois motivos: Numa grande descida, centenas de metros de corda abaixo do freio podem pesar tanto que, com outros aparelhos, simplesmente não se consegue descer a não ser aliviando o peso da corda com muito esforço. Com o stop basta acionar a alavanca, pois é ela que freia, e não a tração da corda.
Outra vantagem é poder ficar com ambas as mãos livres, o que, com os outros aparelhos, só é possível utilizando recursos como enrolar a corda na perna ou usar blocantes.
Com o rack, muito usado em espeleogia, podemos variar o atrito, dependendo de quantos cilindros contornemos com a corda.



© Stefan Semenoff

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