Apesar de eu raramente utilizar freios oito, eles têm seus fãs e algumas vantagens peculiares. De forma geral, esses aparelhos proporcionam o rappel mais suave de todas as opções padrão (sem contar com o magnone, é claro!). Graças à sua grande massa, os freios oito são menos suscetíveis ao superaquecimento do que outros aparelhos de rappel.
Muitas pessoas acusam o freio oito de encocar suas cordas durante o rappel, o que, na verdade, é causado por erro de procedimento. Se a mão de freio estiver posicionada para o lado, com a corda correndo por fora das pernas, a corda estará toda enrolada quando você chegar ao chão. Manter a mão de freio diretamente abaixo do oito com a corda entre as pernas reduz consideravelmente o encocamento da corda. Rappel com corda entre as pernas também é mais seguro porque as duas mãos podem ser utilizadas para frenagem se necessário (a fricção diminui à medida em que o fim do rappel se aproxima) e isso torna mais fácil recuperar a corda caso você perca o controle do rappel.
Uma boa característica dos freios oito é que você dicficilmente os deixará cair acidentalmente se seguir um procedimento muito simples. Quando estiver escalando, mantenha o anel maior do oito clipado ao mosquetão de rosca que você utiliza para o prender ao anel de rappel/asseguramento do baudrier. Para montar o rappel, passe uma alça da corda dentro do anel maior do oito e por fora do menor. Agora você pode desclipar o mosquetão e reclipá-lo no anel menor do oito sem o risco de perder o aparelho. Ao final do rappel, é só reverter o procedimento.
Tenha muito cuidado para que seu freio oito não saia de posição no mosquetão. Em certas combinações, o freio oito pode fazer uma alavanca contra a rosca do mosquetão, quebrando o gatilho - isso já ocorreu em muitas ocasiões e pelo menos uma pessoa está morta como conseqüência! Cuidado com pausas em platôs no meio do rappel, pois, ao tirar a carga do oito ele pode sair de posição, criando um perigo potencial quando a descida é reiniciada.
Apesar de ser mais visto como um equipamento de rappel, o oito também serve como um aparelho de asseguramento para cordas em única. Utilizar o anel menor no modo plaqueta gera em torno de 2,0 kN de força de frenagem (essa força varia em função da pegada do assegurador, do tamanho do anel, da corda, do mosquetão utilizado). Montado no modo rappel, o freio oito tem um travamento menor do que outros aparelhos, em torno de 1,2 kN. O chamado “modo esportivo”, no qual a alça da corda é clipada no mosquetão ao invés de correr ao redor do pescoço do oito, tem apenas em torno de 0,8 kN de força de frenagem e já foi a causa de muitos acidentes.
A utilização de freio oito no modo rappel e no modo esportivo para segurança de guia faz mais sentido para escaladas alpinas, em que uma força de impacto suave é essencial para manter as ancoragens de neve no lugar, diminuindo a severidade de uma queda longa.
O Trango Belay 8 é um aparelho peculiar que funciona bem para escaladas esportivas porque libera corda com incrível rapidez. O buraco em forma de “v” aumenta a força do travamento de forma que um escalador pequeno pode segurar uma pessoa grande com facilidade.
Clyde Soles
Rock & Ice - Gear Equipment for the Vertical World
The Mountaineers Books, Seattle, 2000.
Tradução livre de Frederico Noritomi
Nenhum comentário:
Postar um comentário