Como o próprio nome diz, os isolantes térmicos têm a função de isolar a temperatura do solo, e são utilizados como uma espécie de colchão. Eles fazem um par perfeito com os sacos de dormir, garantindo uma boa e aconchegante noite de sono dentro das barracas de acampamento, ainda que o chão esteja frio, úmido ou irregular.
Antigamente, quando não havia muitas opções de equipamentos especializados para acampamento, usava-se jornal ou papelão como isolante térmico. Depois passou-se a usar colchonetes com enchimento de algodão, espuma ou tecido. Estes, no entanto, são grandes, pesados e difíceis de transportar, especialmente em casos de caminhadas de longa distância, onde toda a bagagem necessária deve ser acomodada na própria mochila.
Os isolantes térmicos modernos vieram substituir esses materiais. Atualmente existem vários tipos de isolantes no mercado sendo que os mais comuns são feitos em espuma de EVA (sigla de Etileno Vinil Acetato). Além de não exalar cheiro algum e serem extremamente leves (geralmente com menos de meio quilo), esses materiais isolam o corpo tanto do calor quanto do frio que vem do chão. E ainda protegem o corpo das irregularidades do terreno. Em casos de emergência, esse tipo de isolante pode até ser usado para imobilizar fraturas. Existem alguns tipos revestidos com lâminas de alumínio, o que dá mais resistência ao isolante.
Os isolantes de EVA são facilmente acomodados às tiras das mochilas cargueiras. Para garantir sua durabilidade a principal dica é não guardá-lo úmido. Como ele é guardado enrolado, a umidade pode provocar mofo no material.
Outro tipo de isolante encontrado são os infláveis. São parecidos com colchões de ar e, além de servir como isolante térmico, proporcionam mais conforto que os isolantes comuns. Alguns necessitam serem inflados com bomba de ar manuais ou mesmo com o próprio fôlego. Outros, chamados de auto-infláveis, possuem uma válvula de sucção de ar que o permite inflar automaticamente. Estes isolantes são um pouco mais caros que os de EVA, porém são muito mais confortáveis. E, além disso, podem ser encontrados em tamanho de solteiro ou casal. Para garantir sua durabilidade, retire bem o ar deles antes de guardar e evite colocá-los sobre pedras pontudas para garantir que não rasguem.
A Trilhas & Rumos oferece dois modelos de isolantes térmicos, em EVA: o Matratze(vendido com e sem capa) e o Light, que pesa apenas 300 gramas. Este possui um novo modelo com face aluminizada, que deve ser colocada no lado em contato com o corpo, aumentando o isolamento térmico.
Ao se abrir a tampa da válvula o ar começa a entrar automaticamente. Seu interior é composto de espuma de poliuretano que se expande quando solto de sua embalagem e com o registro aberto. Após seu auto-enchimento é possível expandi-lo adicionalmente com a boca. O fechamento da válvula de rosca o deixa pronto para o uso. Para guardar, basta enrolar tirando o ar que se acumulou. Este lançamento é a versão mais técnica da linha Matratze. E ainda acompanham elásticos e embalagem para transporte. Com esses modernos isolantes térmicos, desconforto em barraca virou coisa do passado.
Por Márcia Soares
http://www.trilhaserumos.com.br/dicas_ler.asp?IdDica=16
Nenhum comentário:
Postar um comentário