Município situado no estado de São Paulo, Brasil. O nome tem referência ao nome do principal rio da cidade. Região fundada no ano de 1769 por bandeirantes vindos de regiões como Guaratinguetá, Mogi das Cruzes e Taubaté. São Luiz de Paraitinga se formou cidade em 1857. Depois de dezesseis anos receber título de cidade imperial concedido por dom Pedro II, imperador do Brasil.
Fonte: Saoluizdoparaitinga.sp.gov.br
Enchente de 2010 e Queda de Igreja Matriz
No início do ano de 2010 a cidade sofreu em níveis consideráveis por causa da enchente provinda do rio Paraitinga. Oito edifícios históricos, incluindo a igreja Matriz inaugurada no século XVII, sofreram danos na infraestrutura. Não se pode ignorar o fato de que a igreja matriz era principal símbolo da região antes de desabar por causa das ações da chuva. Imagens de cinegrafista amador se espalharam não Brasil e foram demonstradas nos principais telejornais do país.Estância Turística: São Luiz do Paraitinga
Consiste em um dos poucos munícipios de São Paulo que está na lista das estâncias oficiais. Existem determinados pré-requisitos definidos conforme lei estadual. O status serve para garantir maiores verbas do turismo por parte do poder público. Um dos pontos turísticos que chamam a atenção do público esta na casa em que nasceu Oswaldo Cruz. A área urbana traz conjunto arquitetônico com sobrados e casas reconhecidas por tombamento via Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico no Estado de São Paulo. O munícipio possui área de 617 quilômetros quadrados. Está há 170 km da capital paulista, representa opção para escapar do agito encontrado na cidade durante os dias úteis do ano. Traz altitude em nível médio equivalente a 742 metros. A topografia apresenta traços montanhosos e serranos. O clima traz aspectos temperados com inverno seco. O destaque também fica por conta do ecoturismo desenvolvido na região. Existem dezenas de trilhas que liga aos locais com visual panorâmico e singular. Alguns caminhos destaques são:- Pirapitinga
- Corcovado
- Poço do Pito
- Ipiranga
- Rio Grande
- Rafting: Núcleo Santa Virgínia – 6h de duração e Brazadão – 4horas.
Carnaval em São Luís de Paraitinga
Nas épocas carnavalescas existem marchinhas em cada esquina, provocando nostalgia de épocas não vividas entre o público jovem que aprecia tradição. As músicas tradicionais ganham destaque tanto na imprensa nacional e internacional. No carnaval os blocos se apresentam com fantasias que correspondem de modo direto à composição da marcha musical. Juca Teles, Maricota e Gabriel Barbosa são três blocos conhecidos na região.Cicloturismo em São Luiz de Paraitinga
Representa opção tranquila entre as dezenas de atividades com caráter de aventura dentro de São Luiz de Paraitinga. São opções para diversos tipos de perfis de ciclistas, desde trajetos curtos até os caminhos longos. Existem diversas opções de passeios que podem estar na combinação. Ao sair do Centro Histórico e seguir o trajeto do rio os visitantes possuem a oportunidade de acessar as estradas rurais. Necessário seguir na margem do rio Paraitinga. Quando o caminho está em condições ideais o trajeto demora cerca de 2h para ser concluído.Rio Paraitinga
O onipresente rio é responsável por parte da demanda turística. Representa formador principal do rio Paraíba do Sul, que nasce da confluência de Paraitinga com o Paraibuna. A nascente está situada na cidade de Areias, na Serra do Mar, latitude de 1,8 mil metros.Principais Manifestações Culturais de São Luiz do Paraitinga
- 01-Folia do Divino: Antes de acontecer a festa os foliões se reúnem para arrecadar fundos no sentido de comprar prendas e convidar a população aos festejos. Composta por quatro foliões, dois tocadores de viola, caixa de percussão e triângulo. Antes existem os alferes com condução de bandeira. Em termos gerais o evento existe para que o povo incorpore ritual baseado na crença do sagrado.
- 02-Congada: Possui influência da Mãe África junto com costumes da igreja católico. O enredo é composto por três partes: Vida de São Benedito, e encontra com Nossa Senhora do Rosário e luta de Carlos Magno contra os mouros.
- 03-Moçambique: Nos dias que os senhores concediam folgas os escravos da região praticavam a dança que ainda é celebrada nos dias atuais entre as celebrações de São Luiz de Paraitinga. Participantes formam grande roda e executam sapateado ritmado ao som de tambores e pandeiros.
- 04-João Paulino e Maria Angu: As apresentações dos casais elaborados nos grandes bonecos representa tradição celebrada em principal nas festas religiosas. OS bonecos simbolizam autenticidade do folclore na região na época do Divino. A lenda aponta que a primeira dupla foi feita no começo do século XIX que chegaram para morar na região. Não se pode ignorar o fato de que os bonecões são influenciados de modo direto por tradições da Europa, de maneira específica no campo ibérico.
- 05-Cavalhada: Rememoram as tradições dos torneios da época das batalhas medievais entre os cristãos e mouros, baseadas de modo direto do livro Carlos Magno e Os Doze Pares da França. No teatro existem dois grupos de cavaleiros vestidos com uniformes das cores azul (cristãos) ou vermelho (mouros). Combatem a cavalo e desempenha evolução no campo. Crianças fazem brincadeiras para entreter o público.
- 06- Danças das Fitas: Grupos de meninas realização danças ao redor de mastro de dois metros de altura que tem conjunto de fitas e trajes coloridos ao som de marchinhas. As primeiras movimentações fazem com que o público não acostumado pensa que se trata de quadrilha à festa junina. No entanto a personalidade surge com o entrelaçamento das fitas azul e vermelha.
- 07-JONGO: Representa tipo de roda de samba que acontece em lado da fogueira em grande parte das vezes. Conta com participação livre e sem a necessidade de indumentária especial. As vozes possuem papel importante. As coreografias são simples, dança de roda que se locomove no sentido da Lua.
- 08-AFOGADO: Com a culinária os turistas podem conhecer parte da cultura e dos hábitos da população. O afogado representa receita de cozido de carne com batata e macarrão, servidos de modo gradual, representa marca registrada do divino. De acordo com a população o prato fornece força ao organismo.
Fonte: Saoluizdoparaitinga.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário