Sabe em qual lugar existe o maior deserto salgado do globo terrestre? Fica na Bolívia, de forma principal na região sudoeste do território bolivariano. Seu nome é Salar de Uyuni e representa um dos pontos turísticos requisitados para quem aprecia fazer turismo em zonas desérticas. Também representa local no qual os especialistas se reúnem para estudar o solo ou encontrar achados arqueológicos que podem mudar a compreensão do mundo. Há 40 mil anos antes de Cristo a região era conhecida por ser local no qual recebia o banho de lagos pré-histórico. Com o tempo aumento o nível de sal não apenas por causa do clima como também em virtude da presença constante de vulcões que aceleram o processo de salinização. Salar de Uyuni tem importância fundamental para a economia boliviana por causa da extração de sal ou mesmo em consequência da alta demanda turística que acontec no local.
Interessante notar que existem diversas camadas que fazem parte da composição do Salar de Uyuni. A variação acontece entre dois e dez metros, visto que a camada mais funda pode atingir quinze metros, com profundidade acima dos 100 metros. De acordo com especialistas a composição do local se equivale de barro e salmoura. Não se pode ignorar o fato de que a região consiste em reserva de litígio em destaque no globo terrestre. Magnésio e potássio são dois elementos que estão presentes de forma frequente no deserto salgado. Outro ponto de destaque ao que tange à zona desértica de sal consiste no caminho que se direciona de forma direta às pequenas lagoas conhecidas por terem águas do tipo terminal e por consequência formam a paisagem natural sob a ótica de piscinas. A temperatura da água pode ultrapassar quarenta graus conforme a época do ano. Vale ressaltar que o mesmo tipo de temperatura acontece nos vapores de gêiseres. Outra zona que costuma a chamar a atenção e integrar os visitantes consiste no cemitério que traz ossos de moradores antigos do local. De acordo com grande parte dos especialistas o excesso de sal se relaciona de forma direta com a presença de dezenas das zonas vulcânicas que se situam no local. Esse tipo de concentração acontece também por causa do nível árido que existe em Salar de Uyuni.
Também existem desertos de sal em zonas norte-americanas e mexicanas. África do Sul também traz destaque no setor, de forma principal no Cabo Setentrional. A palavra Salar também pode ser usada para designar aos ambientes salinos que existe na Austrália, Arábia e Irã.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier
Salar de Uyuni: 40 mil Anos AC
Está situada em Oruro e representa ponto comentando no mundo inteiro por causa das características geográficas e valor com patrimônio natural da América do Sul. Há aproximados 3700 metros de altitude se encontra presente em altiplano do tipo andino. De acordo com especialistas no passado longínquo a zona arenosa fazia parte do pré-histórico lago MICHIN. Porém, por causa de explicações do tipo natural o manancial secou e por consequência deixou vestígios que permanecem até os dias de hoje, como no caso das lagoas: URU-URU e POOPÓ. Vale ressaltar que as pequenas zonas aquáticas com sal ao extremo divide a região em duas zonas secas e salgadas. Menor parte se denomina de forma científica como “COIPASA”.Qual Principal Importância Econômica do Salar de Uyuni?
A maior parte consiste no Salar de Uyuni, cujo tamanho se encontra na casa de 10,5 mil quilômetros quadrados. De acordo com especialistas na região existe aproximadamente dez bilhões de toneladas que se equivalem a sal, visto que quase trinta mil toneladas representa parte com extração de modo anual, o que equivale a parte importante da economia e geração de emprego na região. Não se pode ignorar o fato de que o Salar de Uyuni consiste em importante local no qual acontece grande demanda por turistas especialistas e interessados em conhecer o maior deserto salgado do mundo. Entre as principais partes a serem visitadas vale o destaque para a região hoteleira composta por sal e que foi desativada por autoridades públicas. Outro local que merece destaque por causa do aumenta da demanda turística consiste na Ilha do Pescado cuja capacidade de encantar os olhos dos turistas se encontra nos conjuntos de recifes e nos cactos que podem chegar a ter valor além do que dez metros na altura.Flamingos e Degelo dos Andes
De acordo com especialistas a visita turística é contraindicada no mês de novembro ao levar em conta que começa o verão e as condições climáticas ficam nas alturas. Interessante notar que em termos de fauna existe o destaque por conta dos flamingos que costumam a aparecer de forma principal nas épocas quentes do ano ao levar em conta que também acontece o aumento do acúmulo de chuvas torrenciais. James, andina e chilena são três espécies de flamingos que existe no Salar de Uyuni. Vale ressaltar que nas épocas quente do ano também acontece queda do gelo nos Andes, o que de forma prática ajuda de modo direto para as espécies animais aparecerem e desenvolverem novos habitats. Vale ressaltar que durante a mesma época também acontece aumento da cobertura de água e por consequência aumentam as profundezas dos lagos em aproximados trinta centímetros. Quando acontece o descongelamento dos Andes acontece fenômeno natural que faz o lago se aparecer como se fosse um espelho, ou mesmo a continuação do céu ao observar os limites do horizonte. Nesse sentido, durante a época quente do ano existem locais que estão restritos ao passeio turístico. De forma prática quem deseja conhecer o local deve visitar entre os meses de abril e novembro, momento no qual a paisagem fica exótica ao levar em conta a presença do enorme deserto com características secas.Interessante notar que existem diversas camadas que fazem parte da composição do Salar de Uyuni. A variação acontece entre dois e dez metros, visto que a camada mais funda pode atingir quinze metros, com profundidade acima dos 100 metros. De acordo com especialistas a composição do local se equivale de barro e salmoura. Não se pode ignorar o fato de que a região consiste em reserva de litígio em destaque no globo terrestre. Magnésio e potássio são dois elementos que estão presentes de forma frequente no deserto salgado. Outro ponto de destaque ao que tange à zona desértica de sal consiste no caminho que se direciona de forma direta às pequenas lagoas conhecidas por terem águas do tipo terminal e por consequência formam a paisagem natural sob a ótica de piscinas. A temperatura da água pode ultrapassar quarenta graus conforme a época do ano. Vale ressaltar que o mesmo tipo de temperatura acontece nos vapores de gêiseres. Outra zona que costuma a chamar a atenção e integrar os visitantes consiste no cemitério que traz ossos de moradores antigos do local. De acordo com grande parte dos especialistas o excesso de sal se relaciona de forma direta com a presença de dezenas das zonas vulcânicas que se situam no local. Esse tipo de concentração acontece também por causa do nível árido que existe em Salar de Uyuni.
Deserto de Sal Quente no Mundo
Salar consiste na tradução de deserto salgado da língua espanhola para a linguagem portuguesa. Existem diversos conjuntos do gênero espalhados no globo terrestre, visto que Salar de Uyuni consiste no maior do mundo. A grande precipitação em nível de sal consiste junto com o efeito de evaporação que acontece em ritmo intenso.Também existem desertos de sal em zonas norte-americanas e mexicanas. África do Sul também traz destaque no setor, de forma principal no Cabo Setentrional. A palavra Salar também pode ser usada para designar aos ambientes salinos que existe na Austrália, Arábia e Irã.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier
Nenhum comentário:
Postar um comentário