terça-feira, 4 de novembro de 2014

PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA - pr

Esta área de Conservação, acessada pela Rodovia do Talco, pertinho de Ponta Grossa, é composta por três locais magníficos: Vila Velha, Furnas e Lagoa Dourada. Abaixo, saiba um pouquinho de cada um.
Vila Velha
Na verdade, o que se chama de Vila Velha é o conjunto de formações rochosas encontradas próximas a Ponta Grossa. Em razão da ação do vento, os arenitos tomaram formas diferentes, como uma bota, o rosto de um índio ou uma taça – símbolo do parque e, também, da cidade de Ponta Grossa. Vila Velha é Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná desde 1966, e tem fauna variada, com quatis, pica-paus, lobos-guará e tamanduás-bandeira.
Furnas
As furnas recebem o péssimo apelido de “Caldeirões do Inferno”, mas são, na verdade, belas crateras circulares encontradas em campos. Neste caso, são três dessas crateras que compõem o local, atingindo uma profundidade de 100 metros, com metade disso preenchida por água. Em uma das furnas, um elevador panorâmico permite explorar o interior, onde a tranquilidade domina e uma pequena garoa forma um arco-íris subterrâneo.
Lagoa Dourada
Com 320 metros de diâmetro e até três metros de profundidade, a Lagoa Dourada recebe esse nome por causa dos lindos tons dourados que transparece no pôr-do-sol. A vegetação local traz paz pelo contato com a natureza. Porém, a lagoa está em processo de extinção.
BURACO DO PADRE
O Buraco do Padre também é uma furna, que recebeu o nome porque era local de meditação de Padres Jesuítas. Para chegar à cascata de 30 metros de altura, é preciso fazer uma pequena trilha de um quilômetro dentro de um bosque – não se preocupe, o caminho é bem tranquilo. Esta Unidade de Conservação fica na região de Itaiacoca, e não permite acampamentos.
CACHOEIRA DA MARIQUINHA
Caminhadas, piqueniques, acampamentos, trilhas, contato com a natureza e, por fim, uma cascata de 30 metros de altura. A Cachoeira da Mariquinha, uma importante Unidade de Conservação próxima a Ponta Grossa, dá a possibilidade de inúmeros passeios bacanas. A entrada é permitida das 8h às 20h, custando R$ 5 para visitação e R$ 12 para acampamento.
Gostou? De Curitiba, você pode acessar todas essas maravilhas da natureza! Veja promoções de voos e hotéis!
* A região dos Campos Gerais é formada pelos municípios: Ponta Grossa, Castro, Palmeira, Lapa, Arapoti, Campo do Tenente, Cândido de Abreu, Ipiranga, Jaguariaíva, Ortigueira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi, Balsa Nova, Campo Largo, Carambeí, Imbaú, Ivaí, Rio Negro, São João do Triunfo, São José da Boa Vista, Teixeira Soares, Sengés, Ventania e Prudentópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário