Quem aprecia a ideia de fazer esportes radicais em São Paulo tem uma das escolhas indicadas por parte dos especialistas em Capão Bonito. Repleto de verde exuberante e de rios que aumentam o poder natural da biodiversidade do local. No lugar existe a presença onipresente do rio Paranapanema, o maior da zona estadual. Viajantes podem encontrar um paraíso em termos de turismo que objetiva as práticas de aventura, desde canoagem até escaladas. Pessoas que desejam menor adrenalina no contato com a natureza podem apostar nas trilhas que levam para caminhos distintos. Região municipal situada em 230 km aproximados da capital paulista. O clima varia entre quinze e vinte graus célsius na média anual. Conheça o destaque no turismo em Capão Bonito.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier
Quais as Principais Atrações de Capão Bonito?
- 01. Passeio em Paranapanema: Local ideal para quem deseja conhecer de perto o maior rio que banha São Paulo. Turistas são designados para a parte alta do ponto turístico, local no qual se estabelece a ampla presença de mata verde e exuberante. Necessário ficar com a atenção acesa por causa do encontro com animais silvestres, como felinos que estão no topo da cadeira alimentar por serem predadores. Não é difícil andar no local ao lado da presença de micos que se movem para diferentes setores da floresta. Em termos da canoagem tem nível entre 03 e 04, ou seja, direcionados para profissionais na modalidade esportiva.
- 02. Almas: Pessoas que não sabem participar das canoagens ficam com vontade de fazer a modalidade depois de observar o povo amador e profissional se divertir com as remadas em conjuntos para superar desafios fluviais. Quem deseja aprender pode fazer o trajeto mais simples, fácil e calmo de Capitão Bonito no rio das Almas. As quedas não possuem valor que excede o limite de um metro.
- 03. Conchas: Ao contrário do que acontece no rio das Almas, apenas pode topar fazer aventura de canoagem no rio das Conchas os profissionais que além de ampla experiência no esporte também estejam em plena forma física para aguentar saltos que ultrapassam casa dos cinco metros, conforme aponta o artigo de promoção turística no site oficial da prefeitura de Capão Bonito. O aumento de profissionais para fazer a travessia aumenta nas épocas chuvosas do ano.
- 04. Cachoeiras: Durante o caminho de trilhas visitantes têm a oportunidade de desfrutar do visual de cachoeiras de diversos tamanhos. Cabe destaque para Capão Bonito, a maior da região com altura que excede o tamanho de setenta metros de altura. Consiste em local em que se pode desfrutar do baixo nível que existe de Mata Atlântica se comparar com os índices na época da colonização portuguesa. Existe ampla presença de verde em áreas protegidas como patrimônios mundiais a humanidade.
- OFFROAD em Capão Bonito: O município paulistano também tem trilhas direcionadas aos motoristas que apreciam a prática de trafegar fora da estrada, apenas na areia e terra que existem no caminho. Dica interessante ao público do gênero se encontra no Caminho do Amendoim. Em tempos antigos esse trajeto era feito por trabalhadores do ramo da madeira. Depois da proibição de cortes das árvores na região o local virou palco de automotivos de aventuras que tragam da capital para brincar em Capão. O aspecto do visual fica atenuado aos traços silvestres porque ao redor existe a ampla presenta zona vegetal que se encontra no quadro de preservação por parte do poder público. A mata fecha tornar o clima do OFFROAD ideal aos perfis com espírito de aventura e velocidade na natureza. Não se pode ignorar o fato de que visitantes precisam seguir o trajeto para chegar ao Alto do Paranapanema.
- Trajeto das Sete Quedas: Quem deseja visitar a região em busca das cachoeiras pode fazer a visita para esse que consiste no trajeto completo entre as quedas de água de Capão Bonito. Como o próprio nome do caminho pressupõe existem sete cachoeiras com tamanhos distintos, visto que a maior tem altura que ultrapassa a casa dos dezenove metros de altura.
Críticas ao Ecoturismo: Capão Bonito
Ativistas criticam a evolução do ecoturismo em Capão Bonito, município de São Paulo. O problema se encontra da grande presença de automotivos especiais para trafegar fora da estrada que atingem os limites das trilhas principais, o que prejudica no comportamento natural das espécies que residem na natureza exuberante. Porém, por causa da economia que o tipo turístico traz para a cidade a prefeitura não cogita o fato de proibir.Economia em Capão Bonito
O turismo consiste em modalidade econômica que traz grande quantidade de recursos financeiros para Capão Bonito. Em termos de economia também existe destaque por conta das zonas agrícolas que fornece alimentos de forma principal para a capital de São Paulo. Vale destacar a presença do mercado de pecuária na região que embora rentável, não pode avançar ao extremo por causa da presença da mata fechada e protegida que traz traços naturais da Floresta Atlântica. Outro ponto produtivo com destaque na economia municipal está por conta da produção da celulose, produções que fazem parte da crítica dos ambientalistas ativistas que lutam em nome do meio ambiente e contra os cortes de árvores de forma intensiva. As águas subterrâneas podem sofrer danos por causa do excesso de troncos e raízes longas das espécies que geram o papel. Sob a ótica econômica também existe destaque no PIB as atividades que se relacionam com mineração de mármore e granido cuja exportação acontece não apenas no Brasil como no mundo inteiro com destaque em níveis positivos nas vendas e qualidade do material de acordo com os críticos internacionais. A atividade também gera grande número de emprego de diversos tipos de salários aos habitantes de Capão Bonito.Quais Comidas Típicas de Capão Bonito?
Visitantes podem contar com a tradicional cozinha paulista rural. Um alimento que apenas pode ser encontrado na região está no rojão. Alimentos com base de porco fazem sucesso entre os turistas, como os torresmos nos bares na região central. Cabe o destaque também por conta dos caprichados pratos e virados a paulista.Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier
Nenhum comentário:
Postar um comentário