terça-feira, 24 de junho de 2014

Equipamentos e técnicas de escalada

Na escalada esportiva, o equipamento é bem simples. No mínimo, você precisa:
  • calçados de escalada
  • cadeirinha e ganchos que a conectam à corda
  • luvas (em inglês) ou giz para mão
  • doze mosquetões
  • instrumento de amarra e instrumento de rapel
  • corda
  • capacete
Calçados de escalada
Cadeirinha
Cadeirinha
Ganchos e amarras
Saco de giz
Em uma típica rota esportiva, dois escaladores usariam um equipamento como este:
O primeiro escalador a subir a rota é conhecido como líder. Enquanto ele está escalando, o líder é protegido pela corda amarrada em sua cadeirinha. A outra extremidade da corda é mantida com o segundo escalador, que é conhecido como o segurança. O segurança corre a corda através do instrumento de segurança anexado à sua cadeirinha e libera mais corda enquanto o líder sobe.
Instrumento de segurança
Enquanto o líder escala, ele vai para o primeiro pino na parede rochosa. Um pino é uma âncora permanente que foi fixada na rocha. Há um anel de metal anexado ao pino. O líder usa um mosquetão para conectar a corda ao pino. O mosquetão é um par de ganchos anexados por uma rede de nylon. O líder prende o gancho em uma das extremidades do mosquetão para o pino e corre a corda através do segundo gancho na outra extremidade do mosquetão. O líder prossegue pela rota, enganchando cada pino que aparece.
Se o líder cai, o segurança agarra a corda para evitar a queda. A distância máxima que o líder pode cair é igual a duas vezes a distância entre o último pino e sua posição atual, mais a extensão do cabo solto na linha do segurança, e a corda esticada. A corda de escalada estica para absorver o choque da queda. Então, se o líder estiver a 1,2 metros acima do último pino que ele clipou, o escalador vai cair 2,4 metros (1,2 metros para ficar igual ao pino e 1,2 metros além dele), mais a extensão do cabo solto na linha, e a extensão que a corda estica. Em outras palavras, talvez 3,4 metros.
O líder pode escalar uma altura máxima igual a aproximadamente metade da extensão da corda. Se o líder for mais alto do que isso, não será possível para o segurança abaixá-lo de volta para o chão se o líder cair e se machucar. Como as cordas têm de 50 a 60 metros de extensão, isto significa que a distância que o líder pode escalar antes de parar é de 25 a 30 metros.
O líder escala até uma saliência de um rochedo, prende a âncora na rocha com uma pequena corda ou rede e os dois escaladores trocam de função. O líder se torna o segurança de cima para o segundo escalador. O segundo escalador desconecta e recolhe os mosquetões colocados pelo líder enquanto subia.
Uma vez que o líder e o segundo escalador estejam juntos novamente, eles completaram o primeiro largo. Eles então vão repetir o processo para escalar o segundo largo, e assim por diante, até chegarem ao destino.
A escalada tradicional segue as mesmas etapas. Entretanto, em vez de anexar os pinos pré-colocados, o líder carrega e coloca proteção temporária ao longo do caminho. A proteção é colocada nas fendas da rocha, existem vários tipos:
  • calços
  • nuts (entaladores)
  • hexes (entaladores)
  • cams (entaladores)
Veja Sportextreme: proteção ativa e Sportextreme: proteção passiva para detalhes e fotos (em inglês).
O líder coloca a proteção nas fendas enquanto escala e o segundo escalador remove tudo à medida que prossegue. A colocação da proteção é obviamente uma habilidade crucial, desde que os aparelhos de proteção são a única coisa que ficam entre a vida e a morte no caso de queda. A proteção deve ser colocada para que trave na rocha e se mantenha firme durante o estresse da queda.
Para mais informações sobre escalada de montanha e assuntos relacionados, confira os links na próxima página.


http://esporte.hsw.uol.com.br/escalada1.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário