terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Rota das cachoeiras tem 14 quedas d´água em Corupá, Norte de SC

Rota das cachoeiras tem 14 quedas d´água em Corupá, Norte de SC

Na região já foram catalogadas mais de 190 espécies de plantas.
Maior cachoeira da rota, a do Salto Grande, mede 125 metros de altura.


Parque tem 14 cachoeiras (Foto: Spry Vídeo/Divulgação)Parque tem 14 quedas d´água. Cachoeira dos Três Patamares é a terceira (Foto: Spry Vídeo/Divulgação)
  A Rota das Cachoeiras, em Corupá, no Norte de Santa Catarina, tem 14 quedas d´água em uma área de 1.156 hectares. Na região há a ocorrência da Floresta das Araucárias e da Mata Atlântica e no parque já foram catalogadas mais de 190 espécies de plantas, sendo algumas ameaçadas de extinção, como a Canela Preta, que leva cerca de 100 anos para estar pronta para se reproduzir. As cachoeiras, abastecidas pelo Rio Novo, ficam dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Emílio Fiorentino Battistella.
180 espécies de plantas foram catalogadas no parque (Foto: Spry Vídeo/Divulgação)180 espécies de plantas foram catalogadas no
parque (Foto: Spry Vídeo/Divulgação)
O nome Corupá, em língua indígena, significa 'lugar de muitas pedras'. Fundada em 1897 por colonizadores alemães, italianos e poloneses, chamou-se inicialmente Hansa Humboldt em homenagem ao alemão Alexandre Von Humboldt. Em 1958 foi desmembrado de Jaraguá do Sul e conquistou a emancipação política.
O trajeto das quedas é feito por trilhas, segundo informações do Portal de Turismo da cidade. A Trilha Passa-Águas, que contorna o rio, permite a caminhada próximo às águas, tem extensão de 2.900 metros e tempo de percurso aproximado em 3h30, ida e volta.
Cachoeira do Salto Grande é a maior das 14 e mede 125 metros de altura (Foto: Portal de Turismo Corupá/Divulgação)Cachoeira do Salto Grande é a maior das 14 e
mede 125 metros de altura
(Foto: Portal de Turismo Corupá/Divulgação)
A 14ª cachoeira, conhecida como Salto Grande, tem 125 metros de altura, sendo a maior das 14 da rota. O número de visitantes diários do parque chega a 1.500 na alta temporada. "Por causa dos cortes dos rios, há tipos de vegetação bem específicios, formando mini-ecossistemas. A água conserva a floresta e a floresta conserva a água", explica o biólogo Ademir Reis.
Entre os animais existentes na reserva estão o sabiá, o tucano-de-bico-verde, o macaco-prego e o bugio-ruivo. Ao todo, segundo a bióloga Tatiane Aparecida Batista, são 380 espécies de aves e 40 espécies de mamíferos catalogados. Porém, segundo ela, com certeza existem outros animais na região.
Além da importância ecológica, a água forma um reservatório orgânico, servindo como uma caixa d’água e se tornando um filtro natural para as sete cidades do Vale do Itapocu, que atende cerca de 400 mil pessoas. "Cerca de 40% do abastecimento das cidades vem deste rio. A água é bastante limpa e de qualidade", explica o administrador da RPPN Reinaldo Langa.
Serviço
Rota das Cachoeiras
Corupá
(47) 3375-2232
Horário de funcionamento: diariamente das 7h30h às 17h.
Valor do ingresso: R$10

Nenhum comentário:

Postar um comentário