sábado, 8 de fevereiro de 2014

CIRCUITO DAS CAVERNAS

Ao sul do estado de São Paulo, localiza-se o PETAR - Parque Estadual e Turístico do Alto Ribeira, considerado pela UNESCO um patrimônio da humanidade. Criada em 1958, conta com uma importante e extensa área verde preservada.
Estima-se que nessa região exista mais de 200 cavernas, entre as quais destacam-se a Caverna de Sant'Anna e seu salão Taqueupa, classificado entre os mais belos e ornamentados do mundo, Caverna do Morro Preto, Caverna de Ouro Grosso e a Casa de Pedra, com o maior pórtico do mundo (230 metros), entre outras.
As cavernas existentes oferecem vários níveis de desafios. Há desde cavernas com enormes rios, escaladas, mergulhos e rapeis à cavernas com estruturas turísticas, escadas, passarelas e pontes. Ao todo, são 12 cavernas abertas ao público que podem ser acessadas através dos 4 núcleos existentes do PETAR. Eles são: Núcleo de Santana (no bairro Serra, em Iporanga), Núcleo Caboclos (em Apiaí), Núcleo Casa de Pedra e Núcleo Ouro Grosso (ambos em Iporanga).
Segundo a Sociedade Brasileira de Espeleologia, o Brasil possui mais de 4.600 cavernas catalogadas.

Apiaí

A história conta que Francisco Xavier da Rocha, obrigado a fugir de Minas Gerais por conta de um crime praticado num de seus arraiais onde era Capitão-Mor, veio parar na região sul do Estado de São Paulo com mais 150 escravos, fundando então um pequeno povoado. Esse povoado se desenvolveu até formar a cidade de Apiaí.
Cidade com pouco mais de 27 mil habitantes, Apiaí abriga o Núcleo Caboclos do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), com as cavernas mais preservadas da região. O acesso ao Núcleo é controlado, por isso é fundamental ligar antes de se aventurar.
Outro local de visitação é a Casa do Artesão de Apiaí, com um acervo de mais de 500 peças em cerâmica, representando um pouco do artesanato e cultura da região.
Caverna de Santana

ATRAÇÕES E PONTOS TURÍSTICOS

Casa do Artesão

Nesse local vem sendo preservado um acervo de 570 peças em cerâmica, produzidas por pessoas simples da Zona Rural, composto de figuras zoomórficas e antropomórficas, urnas, potes e moringas das mais variadas formas e dimensões, que atraem a atenção de pesquisadores, estudantes, artesãos e turistas de todo o país.
Na Casa do Artesão, o visitante poderá adquirir peças utilitárias e decorativas em argila, em palha, taboa e em capiau (rosário), além de produtos alimentícios artesanais, como compotas e licores. [Mais]

Igreja Matriz de Santo Antônio do Apiaí

A Igreja Matriz de Santo Antônio de Apiaí foi concluída no ano de 1.736 e foi seu primeiro vigário o Padre João Monteiro, que nela oficiou a primeira missa no dia 6 de julho de 1.736, oportunidade em que também batizou com os santos óleos Antonia, filha legitima de um casal de escravos do fundador da cidade, o Capitão Francisco Xavier da Rocha.

Parque Municipal Morro do Ouro

No local, além de trilhas, mirante e muito verde, o visitante poderá encontrar túneis e ruínas da antiga mineração de ouro, que foram importantes para o desenvolvimento de Apiaí.
FONTE: Prefeitura de Apiaí, http://www.apiai.sp.gov.br/turismo/

Eldorado

A pequena estância turística de Eldorado, com pouco mais de 13 mil habitantes, é forte no turismo de aventura. As cavernas, a Mata Atlântica, morros e mirantes fazem de Eldorado um local com grandes atrações para o público que busca natureza e momentos de adrenalina.
Descoberta oficialmente em 1886 por Richard Krone, um pesquisador e naturalista alemão, a Gruta da Tapagem ou, como é mais conhecida, a Caverna do Diabo é uma das mais belas cavernas do mundo abertas à visitação. É a maior caverna do estado de São Paulo possuindo quase 10 km de galerias já mapeadas. No entanto, somente 700 metros possuem infra-estrutura para o turismo como escadas, iluminação e passarelas.

ATRAÇÕES E PONTOS TURÍSTICOS

Mirante do Cruzeiro

O Mirante do Cruzeiro é uma montanha com 510 metros de altitude de onde é possível, em dias claros e sem nebulosidade, avistar o mar (a 58km de distância), toda a cidade de Eldorado e outras cidades do Vale, e o sinuoso curso do rio Ribeira.

Vale das Ostras

O Vale das Ostras é formado pelo Ribeirão das Ostras, o mesmo que atravessa toda a Caverna do Diabo.
O trecho banhado por esse curso da água é bem acidentado, o que ajudou na formação das 12 cachoeiras existentes que podem ser vistos na trilha de seis quilômetros. A Queda de Meu Deus, com 53 metros de altura, é o mais procurado.
Caverna do Diabo, em Eldorado

Iporanga

Conhecida por muitos como a Capital das Cavernas, possui a maior concentração de cavernas do Brasil. Destaque para a caverna Casa de Pedra, considerada o maior portal do mundo, com 215 metros de altura, e a caverna de Santana, a mais ornamentada e visitada da região.
Os rios, trilhas, cachoeiras e cavernas de Iporanga formam um cenário ideal para o ecoturismo e a para a prática de esportes de aventura, como rapel, trekking, boia-cross e cascading.
Iporanga ainda conta com um conjunto histórico arquitetônico muito importante tombado pelo Condephaat e considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO. O Centro Histórico possui construções coloniais em estilo barroco que datam do século XVI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário