Construído no final do século XII, a mando do rei Jayavarman VII, o Angkor Thom foi a última capital do império Khmer. Uma cidade-monumento - que ocupa uma impressionante área de nove quilômetros quadrados - onde foram erguidas residências e edifícios administrativos muito importantes, mas que, com o passar do tempo, foram se transfomando em ruínas.
Em geral, a primeira visão que se tem do local é a do Portão S, fabulosas torres com quatro rostos, cada um apontando para um ponto cardeal. Ao atravessar esse ponto, o visitante vai ver de perto as impressionantes ruínas de templos como o famoso Bayon, no centro da cidade de Angkor Thom, a 1.500m do portão Sul.
O Bayon é um templo budista que impressiona pelas mais de 50 torres góticas, decoradas com 216 rostos de Avalokiteshvara, esculturas em baixo-relevo que retratam a vida Khmer e também pela belíssima natureza ao redor.
Outros destaques de Angkor Thom são:
- O Baphuon: uma representação simbólica do Monte Meru. Ele fica 200m a noroeste do Bayon;
- O Terraço dos Elefantes: o terraço situado na Praça Real de Angkor Thom era usado para a realização de cerimônias públicas;
- O Terraço do Rei Leper: ao norte do Terraço dos Elefantes está a plataforma que abriga uma estátua nua, um dos mistérios de Angkor;
- Prah Palilay: templo dedicado ao budismo e ao estilo artístico do Angkor Wat. Cercado por uma bela natureza, o local tem uma atmosfera muito tranquila e uma área excelente para ser explorada a pé. Está situado ao norte do Baphuon.
The Bayon Complex, Siĕmréab
Nenhum comentário:
Postar um comentário