segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FOTOS DO INICIO DA CONSTRUÇÃO DA FERROVIA CURITIBA PARANAGUA

1880 - 1885 - Corte em Rocha 63+900
Reparem na diferença da altura do corte e o tamanho dos trabalhadores.... Vale lembrar que foi mão de obra braçal e livre (escravos foram proibidos pelo Decreto Imperial número 8012, devido á um pedido dos irmãos Rebouças)

1880 - 1885 - Vista Geral dos Viadutos KM 60
 1880 - 1885 - Ponte São João KM 62+210


1880 - 1885 - Viaduto KM 63+217 2 vãos de 10m

1880 - 1885 - Viaduto KM 60+280

1880 - 1885 - Viaduto KM 60+100

1880 - 1885 - Viaduto KM 60

1880 - 1885 - Túnel do Rochedinho
Foto tirada de cima do que viria a ser o Viaduto do Carvalho

1880 - 1885 - Túnel da Boa Vista


1880 - 1885 - Viaduto Taquaral


1880 - 1885 - Viaduto Boa Vista
Morro do Rochedinho (chamado antes de Rochedo) com Viduto Boa Vista em destaque
1880 - 1885 - Vista Abrolhos

1880 - 1885 - Túnel da Sanga Funda
 1880 - 1885 - Túnel 2

1880 - 1885 - Aterro da Volta Grande KM 50
Volta Grande era como chava-se a estação de Engenheiro Lange. O nome homenageia o Engenheiro Rudolph Lange, pai de Frederico Lange (mais conhecido como Lange de Morretes)
1880 - 1885 - Estação de Morretes
1880 - 1885 - Estação de Alexandra
Ainda existe e encontra-se exatamente assim !!!!
1880 - 1885 - Ponte sobre o Rio Bom Jardim KM

Trecho Paranaguá - Morretes
 1880 - 1885 - Ponte sobre o Rio Ribeirão KM 14+053

Trecho Paranaguá - Morretes
1880 - 1885 - Estação Dom Pedro II
Hoje não existe m ais esta estação, somente um ponto de apoio dentro do pátio do Porto de Paranaguá
1880 - 1885 - Estação de Paranaguá

1880 - 1885 - Estação de Curitiba

1880 - 1885 - Estação de Piraquara

Vale lembrar que esta estação era chamada inicialmente de Deodoro !!!
1880 - 1885 - Rio Ipiranga com Ponte ao Fundo
Repare na ponte sobre o Rio Ipiranga. Essa é a ponte que fica próxima à Estação de Véu de Noiva
1880 - 1885 - Túnel 12
1880 - 1885 - Vista Geral do Vale do Rio Ipiranga KM 66+511
Pode-se ver a Cachoeira Véu de Noiva abaixo !!!
1880 - 1885 - Túnel do Diabo

1880 - 1885 - Saída Túnel do Diabo
1880 - 1885 - Viaduto Conselheiro Sininbu
Conselheiro Sinimbu era o chefe de gabinete de Dom Pedro II
 1880 - 1885 - Vista Geral da Ferrovia

Reparem na falha causada pela construção
1880 - 1885 - Vista Geral da Ferrovia com Viaduto do Carvalho
Reparem na falha causada pela construção

2 comentários:

  1. BAcana pia, fico imaginando como era naquela epoca.

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  2. Creio que não há coleção de fotos tão valiosas em qualquer outro blog. Dão a real dimensão da saga dos irmãos Rebouças quando idealizaram essa fantástica obra e a D. Pedro II o reconhecimento do quanto sbia da importância de tal empreendimento para o desenvolvimento da região paranaense. Maravilha de postagem.
    Peço permissão para incluir algumas das fotos em homenagem que faço no meu aos irmãos Rebouças. Caso me dê o prazer da visita, marcosnogueira-2.blogspot.com
    Renovo parabéns pelas imagens.

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