domingo, 15 de fevereiro de 2015

PARQUE ESTADUAL DA MINA VELHA - ibaiti

- Localização: Rua Maria Heidgger, Bairro da Mina Velha, distrito sede.

- Distância do centro: 1 km.

- Área: 46,7 hectares.

- Jurisdição: área pública, tido como Patrimônio Público Estadual.

- Meios de acesso: rodoviário pavimentado com cascalho, largo, sinuoso e provido de grandes desníveis até o portal de entrada do Parque. Destaca-se que não é permitida a entrada de veículos no Parque, de modo que a única forma de percorrê-lo é caminhando.

- Aspectos de fauna e flora: vale amplo composto por fauna típica e flora nativa.

- Equipamentos e serviços disponíveis: o Parque oferece em sua sede um pequeno estacionamento, sanitários, corrimões e estrutura de acesso à Mina e às cachoeiras, iluminação na Mina, um mirante situado no topo da antiga chaminé, mesas para lanches e bancos para contemplação.

- Horário de visitação: diariamente das 8:00 às 18:00 horas.

- Descrição: Unidade de Conservação, objeto de preservação permanente em esfera estadual, consistente em parque urbano criado em torno do tema da Mina Velha. Conta com um grande patrimônio natural-histórico-cultural, sendo composto por um vale bastante amplo coberto de vegetação nativa e conservada, e também pelo Salto da Mina, queda d'água no Ribeirão Barra Bonita com cerca de 40 metros de altura, que surge abruptamente por cima da Mina Velha, formando um poço com aproximadamente 7 metros de profundidade; conta também com a Cachoeira do Sol Nascer, queda d'água com aproximadamente 15 metros de altura no curso do Ribeirão Barra Bonita, que desliza suavemente pela rocha, seu nome deve-se ao fato de ser o primeiro local do Ribeirão a receber a luz do sol nascente todos os dias; o Ribeirão Barra Bonita, curso de água natural de leito estreito com pequeno volume de água e muitas pedras expostas, representa o ponto de divisão do vale onde está situado o Parque; a Mina Velha, antiga mina de exploração de carvão mineral, em torno da qual o povoado que originou o Município de Ibaiti, conta hoje com galerias abertas à visitação, réplicas de vagonetas no interior dessas galerias, mirante no interior da Mina com vista da cortina d'água do salto, e ainda a antiga chaminé, cujo topo foi transformado em mirante. O Parque propicia aproveitamento para caminhadas, observação e prática de rapel nas enconstas do vale, uma vez que não é permitida a prática de tal atividade nas duas cachoeiras. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário