Lapa é uma casa de fazenda e esta se chama Doce porque próximo a ela ficava um pequeno rio subterrâneo no qual corria água doce, diferente da água salobra que corre nos rios da região. Era na verdade o afloramento de um lençol freático que já não aparece mais, mas deixou uma enorme caverna. É considerada a terceira maior do Brasil, sua dimensão ultrapassa 17 km mapeados; no entanto, somente 850 metros são possíveis de serem percorridos pelo público. Paga-se uma taxa individual de R$ 10,00 para visitação e são permitidos grupos de no máximo 12 pessoas acompanhados sempre por guia.
A Gruta da Lapa Doce faz parte de um complexo de cavernas calcáreas, a entrada é feita através de uma Dolina (depressão externa formada por erosão de material calcáreo; uma enorme área de caverna que desmoronou a milhares de anos). Na Gruta da Lapa Doce podemos observar uma grande quantidade de espeleotemas (formações de caverna) como estalactites, estalagmites, cortinas e outras de rara beleza, entre as quais um efeito sobre um espeleotema provocado pelo desmatamento na superfície, que permite a entrada de água com argila. O resultado são tons avermelhados em contraste com o branco da calcita.
Com um salão principal medindo 70 metros de altura a Lapa Doce é ampla, arejada e quase toda plana.Seguindo aproximadamente 20 Km pela BR-242 após passar pelo Pai Inácio pega-se a BA-122 por 14 Km até um cruzamento com estrada de terra, placas indicam a Gruta da Lapa Doce à esquerda da rodovia e a Pratinha à direita. Ande um quilômetro até uma bifurcação, dobre à direita e ande mais um quilômetro.
http://ab-imagensincriveis.blogspot.com.br/2009/08/gruta-da-lapa-doce-01-iraquara-ba.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário